COMO MUDEI O MEU ESTILO DE VIDA

11:21



Há cada vez mais pessoas a querem adoptar um estilo de vida saudável, isto é, que se preocupam com o que comem, com  que bebem, bem como em ir ao ginásio, enfim, em cuidarem mais de si. Isso deixa-me contente, porque acho que temos a obrigação de preservar a nossa saúde física e mental.

Não existe um protótipo da alimentação certa, por isso aconselho sempre as pessoas a procurarem um nutricionista, em que o mesmo indicará qual a dieta adequada à pessoa e ao seu objetivo.

Ok, eu sei que existem pessoas que não têm a possibilidade de frequentar um ginásio, nem de consultar um nutricionista periodicamente, mas isso não quer dizer que não possam adoptar um estilo de vida mais saudável e ativo. Existem sempre coisas que podem ser feitas, o importante é não arranjar desculpas.

Então, se queremos ter um corpo funcional e saudável, temos de aprender o que podemos ou não comer, bem como a fazer as respetivas substituições.

Eu, por exemplo, tive de eliminar da minha alimentação não só produtos que continham lactose, mas também os que possuíam alto teor de glúten, já que estes eram os responsáveis por um inchaço generalizado do meu corpo. Por isso, comecei a fazer o meu próprio pão em casa usando ingredientes que sabia que não me iam prejudicar, em substituição ao pão tradicional. Em relação ao leite, excluí o tradicional leite de vaca e, passei a consumir leite de frutos secos e de origem vegetal. O que me custou mais foi substituir os meus adorados e saborosos queijos, pelas versões mais leves, por exemplo, queijo fresco, requeijão light ou mozzarela light.

Como eliminei por completo o consumo de manteigas e cremes vegetais, para cozinhar, opto pelo óleo de coco ou azeite. Eliminei também o sal, optando pelas várias ervas aromáticas, o que sinceramente, não me custou nada.
E por falar em gordura e sal, outro problema que encontro em vários pratos de hoje em dia são os molhos, por exemplo, as natas, a maionese, os molhos de manteiga, bechamél, etc., pois é, mas tudo isso faz mal à nossa saúde, já para não falar que prejudica imenso quem está no processo de perda de gordura, e ganho de massa magra. Portanto, digam ADEUS a esses monstrinhos! 

Outras coisas que fiz foi: substituir o arroz normal pelo arroz basmati ou bulgur, aumentar a porção de vegetais e adicionar leguminosas nas minhas refeições diárias, cortar nos refrigerantes, bem como nos sumos naturais de fruta, e comecei a beber muita água, cerca de 2L por dia.

Curiosidade 
Vocês sabiam que ao ingerirem um sumo de laranja natural estão apenas a beber frutose (açúcar)? É que no processo já foram retiradas todas as fibras da laranja. Existe, então, a necessidade de saber distinguir o que é ou não saudável, até porque as frutas possuem muitos açúcares naturais. Portanto, quando ingeridas, as frutas vão provocar um pico de açúcar no sangue, pelo que devem ser acompanhadas com uma fonte de hidratos de lenta absorção, como por exemplo, a aveia, as bolachas de arroz ou de milho.



fotos: 16.9 crossfit

Agora, em relação ao exercício físico, para quem não poder matricular-se num ginásio, existem vários exercícios que se podem fazer, designadamente, corridas, caminhadas, exercícios para o abdómen, agachamentos, exercícios para as pernas, etc.
Brevemente, num outro artigo, mostro-vos o material que tenho para fazer exercício em casa, para os dias em que não tenho oportunidade de ir ao ginásio, ou quando vou férias.
O mais importante é perceber que são precisos 70% de boa alimentação, 30% de trabalho físico, juntamente com um bom descanso, para que os resultados comecem a ser notórios. Podem ver os meus primeiros resultados AQUI.

Ah, outra coisa que é fundamental é a preparação de refeições. Sim, é inevitável, se queremos comer bem, temos de cozinhar. Eu, que antes não me dava ao trabalho, adoro cozinhar! Creativity is the key!

É aconselhável que marquem uma consulta com o vosso médico para que sejam feitos alguns exames (p. ex. um eletrocardiograma, prova de esforço, etc.) antes de iniciarem qualquer actividade física, quer seja num ginásio, quer seja fora dele.

Ora bem, se tiverem alguma dúvida, pergunta, curiosidade, qualquer coisa que seja, não hesitem, enviem email para anaritafotografia@hotmail.com, ou enviem mensagem para o facebook, que terei todo o gosto em ajudar! Obrigada!

um abraço,
Ana Rita Leite
         
FOLLOW WD ON - BLOGLOVIN :: FACEBOOK :: INSTAGRAM :: PINTEREST :: TUMBLR

You Might Also Like

22 comentários

  1. Estou no mesmo processo de adoptar um estilo de vida saudável! ;) Go girl!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  2. Confesso que também precisada de o fazer
    mas nem sempre o é fácil
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Não faço exercício, sim isso é péssimo - já sei -, mas sou muito preocupada com o que como e bebo.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o meu maior defeito na mudança é a preguiça que tenho para preparar refeições. Faz-me imensa diferença e não me consigo habituar :(
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE FAVORITOS DA ESSENCE

    ResponderEliminar
  5. Mudar o estilo de vida para melhor é um óptimo passo para um vida saudável! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Estou a passar pelo mesmo processo desde Fevereiro deste ano.
    Inscrevi-me no ginásio, sigo uma dieta de nutricionista, mudei váááários (MAUS) hábitos e estou a descobrir o prazer de cozinhar saudável.
    Adoro! :)

    Ultimamente tenho vindo a perceber que o leite (não os derivados), mas o leite também me provoca algum inchaço. Por vezes até mau estar.

    FORÇA para nós!!! :D

    A Marta

    ResponderEliminar
  7. Que inspiração! A nível de alimentação acho que estou num bom caminho, tenho é que voltar ao exercício!
    Beijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

    ResponderEliminar
  8. Já há algum tempo que tenho optado por um estilo de vida saudável e tenho adorado! Agora é continuar! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu também estou a mudar totalmente o meu estilo de vida

    http://iameleine.blogspot.com/
    http://www.instagram.com/iameleineblog/

    ResponderEliminar
  10. Bem eu estou num processo de iniciação :) E por acaso pedi algumas sugestões de ajuda, depois se tiveres um tempinho de deixar o teu contributo a nível de opinião claro.
    Acredito que tudo é possível basta a força de vontade, mas confesso que não consigo comer vegetais nem beber 2Lt de água, conselhos aceitam-se.
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Rita, eu já adoptei um estilo de vida saudável há imenso anos e sinto-me super bem, nota-se em todo lado, até no estado de espirito ;)

    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Ultimamente também tenho feito algumas mudanças na minha vida ao que toca a ser mais saudável, entrei num ginásio á dois meses e estou a adaptar maravilhosamente, adoro fazer exercício e nunca pensei que fosse gostar tanto, em relação à alimentação tento ao máximo, mas nunca fui muito de me preocupar com isso, sei que é errado, mas simplesmente não consigo, como o que me apetece basicamente.
    Adorei o teu post e continua com toda essa motivação.
    Muitos beijinhos
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Eu também fiz várias mudanças na minha alimentação e estilo de vida desde Janeiro! Mas nada de radicalismos, quando tenho que pecar, peco! Mas reduzi bastante os doces, os hidratos em geral e passei a consumir farinhas sem glúten e também bebidas vegetais, porque como o meu organismo reagiu bem a esses produtos, não me foi difícil.
    Eu acho que nós podemos comer de tudo, com contenção, peso e medida, sobretudo variar bastante o que comemos =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  14. Excelento exemplo sem duvida!

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Sou bastante preguiçosa! Já tentei imensas vezes mudar a minha alimentação e praticar mais exercício mas desisto sempre a meio! És uma grande inspiração!
    Beijinhos,
    http://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Precisava tanto de fazer essa mudança na minha vida... Força de vontade é o que me falta, e estes testemunhos dão um up na minha vontade.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Vale super a pena :)

    Quando se tem motivação tudo se consegue :D

    NEW TIPS POST | 6 Must-Have BEAUTY PRODUCTS for SUPERMARKET :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Um post super informativo e muito inspirador! Eu quero muito começar a comer de forma mais saudável, e quando voltar ao trabalho tenho um ginásio à minha espera :)
    la veine chronicles

    ResponderEliminar
  19. Adorei o post, senti-me muito motivada! Eu sem querer levo um estilo de vida saudável minimamente (não gosto nada das coisas que fazem mal por acaso). Só falta mesmo começar a fazer mais exercício! <3

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Vi as tuas fotos do antes e do depois e estão incríveis!
    És uma inspiração!
    Eu desmotivo facilmente, mas quando vejo histórias como a tua fico de imediato com vontade de continuar!
    Beijinhos!
    Maria

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário, se for alguma questão, será respondida no teu blog! / Thank you for comment! They make my day! :)
with love, Ana Rita Leite